Ícone do site Corrosiva

Como criar perfil de personagem: Um guia passo a passo

Como criar perfil de personagem

Quer aprender a fazer um perfil de personagem? Acompanhe as dicas que preparei para você neste guia.

As personagens estão entre os principais elementos de uma narrativa. De fato, são elas que os leitores aprendem a amar ou detestar.

Por isso, é importante que as personagens sejam coerentes e completas – o que inclui possuir todas as características necessárias para serem reais e envolventes.

Mas para que nenhum detalhe importante fique de fora, é importante que você escreva um perfil de personagem.

Neste guia, vou te mostrar como fazer isso de forma simples e intuitiva.

O que é perfil de personagem?

O perfil de personagem pode ser definido como uma lista de características físicas, mentais e emocionais das personagens de um conto ou romance. Além disso, o perfil também contém detalhes sobre o passado da personagem. O uso destes perfis facilitam a vida de escritores ao passo que eles descrevem detalhes sobre as personagens nos livros.

Vantagens de usar perfis de personagens

Uma das grandes vantagens de usar perfis de personagens é que você consegue se orientar ao longo da narrativa. Além disso, diminui as chances de escrever qualquer contradição (por exemplo, mencionar no início da obra que a personagem nasceu na capital paulista e, na metade do livro, dizer que ela nasceu no interior).

Outra vantagem é que fica mais fácil adicionar profundidade às personagens. De fato, esta é uma característica importante para criar personagens inesquecíveis.

No entanto, lembre-se que o perfil é apenas um guia com as principais elementos da personagem. Tome cuidado para não inserir muitos detalhes a ponto de transformar o perfil na própria história.

5 passos para criar um perfil de personagem

As características que destaco abaixo são apenas exemplos dos principais elementos para escrever um perfil de personagem.

No entanto, pode ser que você pense em algumas características adicionais, levando em consideração a profundidade das suas personagens.

Portanto, o que você deve fazer agora é pegar uma folha de papel ou criar um arquivo no celular/computador onde vai inserir os detalhes abaixo:

1. Características básicas

2. Características físicas

Em vez de criar detalhes demasiados, procure inserir apenas características físicas que sejam realmente importantes para a narrativa.

Entre os detalhes físicos que talvez sejam importantes para sua personagem, podemos citar:

3. Detalhes emocionais

4. Passado da personagem

Novamente, insira neste perfil de personagem somente os detalhes que serão relevantes para a história.

5. Profundidade

Nesta última etapa da criação de um perfil de personagem, você deve responder algumas perguntas que vão dar coesão à narrativa e evitar contradições. Afinal, contradições deixam leitores descontentes e fazem com que o escritor pareça amador.

Comece agora a escrever seu perfil de personagem

Portanto, este é o momento para você criar o perfil de suas personagens.

Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo ou deixe sugestões de características que deveriam fazer parte de todo perfil de personagem.

Mas, você deseja criar personagens como um escritor profissional? Quer aprender a introduzir uma personagem na narrativa do jeito certo? Quer que suas personagens sejam inesquecíveis?

Então, tenho uma dica valiosa para você. O que você precisa saber está disponível no curso Criação de Personagens de Ficção.

Instagram: Juliano Martinz

Sair da versão mobile