Ícone do site Corrosiva

Como Expressar Pensamentos de Personagens

Os pensamentos das personagens retumbam no papel com tamanho vigor que são capazes de envolver cada um dos seus atentos leitores. Um fluxo de pensamentos avassaladores, regurgitamento de tensas inquietações – não há segmento da narrativa que possa exprimir tamanha intensidade das personagens quanto a descrição de seus pensamentos. No entanto, sua importância é exatamente proporcional à sua dificuldade em compô-la.

Autores de literatura precisam dominar esta arte e criar pensamentos intensos para suas personagens, pois este é um dos elementos mais poderosos para envolver seus leitores. Mas como fazer isso? E como expressar os pensamentos de uma maneira eficaz nas páginas de um livro?

Reconheça o Vigor dos Pensamentos

Jovens escritores costumam encarar os pensamentos de suas personagens como características chatas e entediantes da narrativa. Não se engane. Este tipo de conceito só lhe aponta uma direção sombria: o empobrecimento dos seus textos.

Uma narrativa interessante precisa estar alicerçada sobre o equilíbrio de bons diálogos, ações envolventes e… pensamentos intensos. Quando se constrói pensamentos assim, sob este princípio, você irá perceber que esta característica se tornará o elixir da narrativa. A personalidade de sua personagem se esparrama pelas páginas do seu livro tal como seria impossível se não existissem tais descrições.

Assim, reformule seus conceitos e aprenda a valorizar o pensamento de suas personagens. Aproveite este recurso para verter cada átomo de angústia, alegria ou fobia que as envolve. Seus leitores não querem somente saber o que suas personagens andam fazendo ou dizendo. Mas também o que elas pensam de tudo o que rodeia seu universo.

Como criar personagens verossímeis e envolventes? Como introduzir uma personagem na narrativa da forma certa? Veja como o curso “Criação de Personagens de Ficção” pode te ajudar a criar personagens inesquecíveis.

 

Expresse os pensamentos dela com a voz dela

Seu estilo literário está impregnado em cada palavra, linha e parágrafos dispostos nas páginas. Até aí, excelente! Mas na hora de expressar os pensamentos de sua personagem, o que você faz? Grita com a mesma voz com que descreve os acontecimentos? Delete e reconsidere. Expressar pensamentos é o solene momento em que você precisa emudecer, e deixar a personagem falar. Tal como acontece com a construção de diálogos, você só deve escrever os pensamentos de sua personagem quando for capaz de ouvir a voz dela dentro de sua cabeça.

Como escrever e pontuar pensamentos

Esta foi uma dúvida bastante pertinente enviada pela leitora Rebecca Elise. Qual a melhor forma de escrever os pensamentos das personagens, expressando-os no tocante à pontuação?

Diversos recursos podem ser utilizados. No entanto, alguns são mais eficientes do que outros – o que não deveria surpreender.

Diferentes autores utilizam diferentes formas de expressar os pensamentos. Por exemplo, você poderá se deparar com o uso de itálico e aspas. No entanto, quanto menos formatado for seu livro, mais envolvente será a narrativa. Assim, desaconselho itálicos, sublinhados, negritos e quaisquer outros recursos em um livro para expressar pensamentos. Eles emporcalham as páginas, e tendem a distrair os leitores, arrancando-os repentinamente da narrativa.

Se estiver realizando uma narração do ponto de vista da personagem, não há necessidade de se preocupar com pontuações. Os pensamentos podem estar incorporados à narração, como no exemplo abaixo (sem o itálico, obviamente):

“Diante da visão estarrecedora, perdeu o fôlego. Como afinal foi parar naquele pardieiro?”

Note que a segunda frase incorpora o pensamento da personagem diante da situação, embora este seja expresso pelo autor.

No entanto, em uma narrativa limitada, onde o escritor precisa da expressão clara de sua personagem, uma das melhores opções seria:

“Diante da visão estarrecedora, perdeu o fôlego. Como afinal vim parar neste pardieiro, pensou.”

Não permita que pontuações e formatações distraiam seus leitores. Quanto mais aglutinado estiver os pensamentos e a narrativa mais impactante será o resultado.

Dê o devido valor aos pensamentos das personagens

Dominar a expressividade dos pensamentos de uma personagem é uma arte. Não deve ser encarado com despeito, uma tarefa enfadonha. Os pensamentos das personagens é o âmago de uma narrativa, independentemente de serem utilizados pontos de vista onisciente ou limitado.

Assim, faça com que seus leitores entendam cada motivação, cada elemento emocional sendo desenvolvido nas entranhas de suas personagens. Deixe que eles se justifiquem, por piores que sejam seus argumentos. Se seus leitores estiverem ansiosos por saber o que suas personagens pensam de tudo o que lhes acontece, você pode ter a certeza de que criou uma narrativa intensa e verdadeira.

Dica adicional

Se realmente criar personagens de ficção como um profissional, confira este curso!

Sair da versão mobile