Ícone do site Corrosiva

Como Vencer os “Brancos” (Bloqueios) ao Escrever

Ao escrever um romance, um artigo jornalístico, ou mesmo uma simples crônica ou poesia, você se depara com o famoso “branco”. Fantasmagórico, ele se coloca em sua frente com um sorriso cínico, impedindo-o de colocar no papel todos os seus pensamentos e sentimentos. É o bloqueio dos escritores. Uma súbita obstrução durante o processo de escrever.

Existem diversos meios para lidar com os bloqueios. Você notará que alguns complementam outros, e podem ser tentados em conjunto. Outros, por outro lado, até parecem se contradizer. Desta forma, veja qual é o melhor para ser colocado em prática de acordo com suas necessidades.

Mande Seu Inconsciente Pastar

Muitos bloqueios acontecem por causa de uma voz no inconsciente nos dizendo que aquilo que estamos criando não é tão bom quanto deveria. Às vezes, somos pressionados pelo inconsciente para criarmos algo que possa acrescentar algo à humanidade. Um passo importante para se livrar desta obstrução é se conscientizar que você deve escrever não como uma forma de beneficiar o mundo, mas simplesmente porque acha isso divertido. Se por acaso a escrita acrescentar algo ao mundo, ótimo. Mas não se deixe levar pela ideia de que esta é a sua obrigação. Proponha-se simplesmente escrever e se divertir.

Escreva Qualquer Coisa

Um dos recursos para vencer os bloqueios é escrever. Ainda que seja uma bobagem capaz de lhe causar vergonha. Ou seja, pode ser algo tão tosco quanto: “A formiga sentiu vontade encarar um jato de discórdia. E de tanto querer, bateu um papo com a borboleta”. Se não quiser escrever algo tão estúpido, ao menos, tente descrever algo ao seu redor, ou quem sabe, o sonho da última noite. Deixe de lado a criatividade. Simplesmente, concentre-se em colocar as ferramentas nas mãos dos seus neurônios e dar a incisiva ordem: “Ao trabalho, cambada”.

Simplifique a Tarefa

Procure simplificar a tarefa da escrita. Ao invés de pensar no romance ou em um capítulo como um todo, pense apenas em um parágrafo. Se for abordado pelo “branco” ao escrever, reserve um dia inteiro para redigir apenas um parágrafo. Pense sobre ele. Medite. Esboce. Mark Twain disse uma vez que o segredo para começar a escrever, especialmente quando diante de bloqueios, é transformar tarefas esmagadoramente complexas em pequenas tarefas gerenciáveis. Em seguida, é preciso dar o passo adicional: começar.

Mude o Foco Narrativo

Escrever sobre a coisa errada também oferece uma imensa dificuldade para nossa criatividade. Se estiver produzindo um romance medieval, talvez seja hora de deixar isso de lado e produzir algo como um romance policial ou talvez um suspense. Varie seu foco narrativo. Pode ser que sua criatividade esteja simplesmente fazendo birra porque quer colocar para fora outras ideias.

Interrompa Quando Souber o Que Vem a Seguir

Esta é uma tática pouco usual, mas extremamente eficiente. Ao escrever seus textos, pare sempre que você souber o que vem logo a seguir. Não deixe para interromper sua escrita somente quando as ideias e a inspiração se esgotarem. Por que agir assim? Porque se parar em um momento em que sabe o que vem a seguir, no próximo dia, você não terá bloqueios ao iniciar o processo da escrita, visto que você já sabe sobre o que escrever. E quando começar a escrever, as ideias começarão a se desenrolar ao ponto de você reduzir as possibilidades do “branco”. Repita o processo todos os dias, e diminuirá consideravelmente seus bloqueios como escritor.

Escreva Para Alguém Próximo e Nada Crítico

Se enfrentar bloqueios ao escrever seus romances e artigos, esqueça seu público-alvo e seu editor. Escreva como se estivesse redigindo para alguém que lhe seja bastante próximo e que não seja exigente, nem crítico. Pode ser sua mãe, sua tia, seu vizinho. Imagine que somente esta pessoa irá ler seu texto. Para enganar seu inconsciente (olha o sacana aí de novo), pode até começar seus capítulos com: “Querida irmãzinha…” ou qualquer outra pessoa que tenha escolhido. Este recurso ajuda a tirar alguns quilos de peso de nossos ombros, tornando a escrita mais promissora e natural.

Conclusão

Os recursos para se livrar de bloqueios ao escrever um livro ou artigo são inúmeros. Há quem prefira ouvir uma música, fazer uma caminhada, comer chocolate ou ir a uma festa. Na maioria dos casos, é preciso abrir espaço para que a criatividade consiga se alongar e mostrar do que é capaz. E independentemente de quais sejam os métodos utilizados, todos eles precisam ser temperados com uma boa dose de paciência. Assim, não tenha medo e nem desanime diante dos seus bloqueios – você não está sozinho.

Se tiver algum método interessante para vencer os “brancos” durante a escrita, compartilhe nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile