É possível um romancista escrever um livro em apenas dois meses?
Uma proposta atraente para muitos. E absurda para tantos outros. Especialmente para quem já passou anos em cima de um romance, a proposta de Jeff VanderMeer no livro Strategies and Survival Tips for the 21st-Century Writer (Estratégias e Dicas de Sobrevivência Para o Escritor do Século 21), soa apenas como utopia (pelo menos para relés mortais). A questão que chega de mãos dadas com a curiosidade não é somente a possibilidade de se concluir ou não uma obra neste tempo, mas também a qualidade do resultado apresentado. Ser mais eficiente é excelente para qualquer pessoa que se dedica a escrita, especialmente para os que dependem dela para sobreviver. No entanto, não se pode deixar de pensar: quão criativa é a eficiência? Há opiniões divergentes sobre o assunto. De qualquer forma, a resposta que pulsa e repulsa como verdade absoluta é a realidade de cada um. Ou seja, talvez você precise de muito tempo para conseguir produzir algo que valha a pena ser lido. Ou talvez, não.
De qualquer forma, aqui estão algumas das dicas que o autor apresenta como suporte para se conseguir escrever um romance em apenas dois meses.
- Certifique-se de conseguir definir em poucas frases o que você está escrevendo. Se fosse definir seu romance em apenas duas frases, conseguiria fazê-lo sem dificuldade? Romances de dois meses precisam ser facilmente definidos e declarados. Se estiver escrevendo uma saga medieval, com dezenas de personagens com papéis altamente relevantes no curso da narrativa, bem, neste caso, será difícil concluir o livro em dois meses.
- Baseie algumas de suas personagens principais em pessoas que você conhece superficialmente. Ou seja, nada de se basear em amigos íntimos. Quando você baseia um personagem em uma pessoa um tanto quanto distante, é mais fácil fazer as descrições, e preencher as ações e emoções do mesmo com suas ideias.
- Corte algumas cenas no meio. Por exemplo, ao invés de descrever minuciosamente seu personagem realizando um roubo, poderá colocá-lo na cena do crime, e encerrar o capítulo. Em seguida, descreva os acontecimentos que se sucederam ao roubo. Além de economizar o tempo dedicado à escrita dos eventos, você ainda conseguirá gerar tensão na narrativa.
- Não dê detalhes do que não precisa de detalhes. Há quem ame descrever a cor das paredes, ou a granulagem da poeira disposta sobre a cômoda no quarto. Mas se o objetivo é escrever um romance em dois meses, tais detalhes precisam ser suprimidos.
- Cuidado com cenários exóticos. Encontrar um paralelo em seu próprio ambiente diminuirá o tempo investido em pesquisas. Se a narrativa pode perfeitamente acontecer na sua vizinhança, esqueça aquela cidadezinha embrenhada em cadeias montanhescas no sudoeste africano.
Aplicando estes conselhos, acredita ser possível escrever um bom romance em dois meses?