Como Escrever um Poema
Aqui você encontrará algumas dicas que o ajudarão a escrever melhor um poema
A primeira questão que ronda a cabeça de um escritor quando decide escrever um poema é: escrever sobre o quê? A primeira regra a lhe guiar neste processo é a de que você não precisa de um material profundo, poético, para começar a tecer seus versos e rimas. Qualquer coisa pode se tornar tópico de um poema (Elizabeth Bishop, por exemplo, tem um poema bastante conhecido nos EUA que fala sobre um posto de gasolina).
Evidentemente, é bem mais fácil escrever um poema sobre um tópico que você conhece bem. Se não entende nada de postos de gasolina, melhor não seguir o exemplo de Elizabeth Bishop. Esta é a primeira dica sobre Como Escrever Um Poema. Vasculhe suas experiências ou algo que está ao seu redor. Isso é vital por uma razão: o que torna um poema especial é justamente a capacidade que seu escritor tem de destacar qualidades e detalhes que são ocultos para a maioria das pessoas. Por esta razão, quanto melhor você conhecer aquilo que está poetizando, melhor será o resultado.
Como escrever um poema – Saia de si mesmo
Já teve a oportunidade (ou desprazer) de conversar com uma pessoa que procura ansiosamente causar uma boa impressão? Tal pessoa está exageradamente preocupada consigo mesma e não com você ou com a conversa em si. O resultado é um diálogo entendiante.
Isto também acontece quando o poeta procura causar uma boa impressão com seus versos e fica demasiadamente preocupado com o estilo poético de seus versos. Este tipo de preocupação inicial pode impactar negativamente o poema. Distrai o poeta do verdadeiro sentido daquilo que está fazendo, que é descrever com profundidade uma situação, um sentimento, ou o que quer que seja.
Mesmo que o poema esteja falando sobre você, ainda assim é importante assumir a perspectiva mais profissional. Você deve estar preocupado com a precisão da comunicação, com a capacidade de transmitir de forma inequívoca aquilo que pensa – independentemente de o resultado soar ou não tão poético quanto você gostaria.
Como escrever um poema – Cuidado com as palavras
Não dê ênfase ao óbvio. Seus leitores sabem que a grama é verde e que a neve é branca, então, por que enfatizar isso em seu poema?
Cuidado com o excesso de originalidade. Não fique procurando por outras palavras que descrevam a cor da grama, apenas para evitar a palavra “verde”. Foque o assunto principal, os detalhes que tornam o objeto único, em suas atribuições exclusivas.
Escolha palavras certas. Não fique obcecado com palavras impressionantes e poéticas. As palavras certas são aquelas capazes de expressar a profundidade de um assunto. Até mesmo sinônimos podem atribuir diferentes graus de intensidade sobre o que se fala.
Há demasiada intensidade em colocar pensamentos e sentimentos “no papel”, tal como escrever um poema. Estando atento a alguns detalhes, poderemos fazer deste momento uma bela e profissional explanação de nosso interior.
Deixe um comentário