O que são crônicas argumentativas? Qual o processo para desenvolvermos este tipo de literatura?

Dentre as diversas formas de crônicas disponíveis na literatura, existe uma bastante comum, especialmente em sites e jornais. São as chamadas Crônicas Argumentativas. Quais são as características e estrutura deste tipo de crônica? Como podemos identificar uma crônica argumentativa?

O Que é Uma Crônica Argumentativa

Neste formato de crônica discursiva, o autor tem como objetivo transmitir seu ponto de vista sobre determinado assunto. De modo geral, este ponto de vista costuma destoar daquilo que é normalmente aceito pela maioria. Ou seja, uma das características da crônica argumentativa pode ser muito bem sua capacidade de questionar padrões aceitos como verdades absolutas.

Não é incomum lermos crônicas argumentativas onde o autor utiliza de humor e ironia para apresentar seu ponto de vista sobre os assuntos variados, tais como do âmbito social, político ou mesmo cultural.

Como Fazer Uma Crônica Argumentativa

Para fazer uma crônica argumentativa, você deve inicialmente identificar temas com os quais você está familiarizado. Quais são as questões que você gosta de discutir apaixonadamente, seja na sala de aula, em uma roda de amigos ou mesmo na internet?

Você pode abordar questões originadas em qualquer tópico: vida moderna, política, educação, tecnologia.

Após selecionar uma questão sobre estes tópicos, você deve fazer uma pesquisa. Ou seja, para que a crônica argumentativa possua peso, ela deve apresentar evidências daquilo que você quer transmitir. Como subentendido pelo nome, você precisa de “argumentos” para convencer seus leitores.

Exemplo de Crônica Argumentativa Pronta

Quer ler o exemplo deste tipo de crônica? Veja o texto no link abaixo:

___

Deseja fazer a referência deste artigo em um trabalho escolar ou acadêmico? Utilize os dados abaixo deste blog literário:

MARTINZ, Juliano. “Crônicas Argumentativas”; Literatura Corrosiva. Disponível em <http://corrosiva.com.br/cronicas-argumentativas/>. Acesso em …