Corrosiva

Crônicas corrosivas e gestos de amor

Escreva Um Livro Maior do Que Você

E então a história que você decidiu escrever parece, inesperadamente, tão pequena. Grandiosa, era o que você honestamente esperava. Mas, no fim, ela parece fraca, ridícula e inexpressiva

Você tinha planos para ela. Sua história (um conto ou um romance) seria grandiosa. Mas dado os primeiros passos, ela está se provando um verdadeiro fracasso. Pelo menos, diante dos seus olhos.

E você se convence de que não é capaz de produzir uma literatura realmente grandiosa. Será?

Não importa se você tem uma vida intensa ou enfadonha. Seus livros podem ser grandiosos, a ponto de parecerem maiores do que você e eu.

Bons Livros Exigem Esforço

O mundo gira em uma velocidade assustadora. E quem cruza os braços, em pouco tempo, começa a perceber teias de aranha nas juntas, e mofo recobrindo cada centímetro da pele. E está sentindo este cheiro? É a genialidade em estado de putrefação, meu velho. Aqui jaz um gênio… R.I.P.

Isto não tem nada a ver com talentos naturais. Escrever exige esforço. Disciplina, sacou?

Eu sei. Sua rotina é um liquidificador de obrigações, certo? Mas você precisará encontrar tempo de qualidade para se dedicar a escrita. E precisará lutar para isso. Esforço faz parte do DNA do escritor. E é claramente um indicativo de aquilo que está criando é tão valioso para você e para o mundo.

A parte realista de tudo isso é que, não importa quão disciplinado você seja, você tropeçará ao longo do caminho. Mas o que faz um bom escritor, aquele capaz de escrever uma obra que pareça maior do que sua própria vida, é a capacidade de persistir.

Mande o Sentimento de Rejeição Pastar

Sentimento de rejeição de escritoresVocê verá que um dos incríveis lados positivos de ser um escritor é o fato de nunca estar sozinho, a partir do momento que compartilhar suas histórias. Um inteiro universo de pensamentos, sentimentos, ideias – todos devidamente compartilhados, impactando vidas e suspiros.

O inusitado lado cômico de tudo isso é justamente o medo da rejeição bloqueando escritores. Este é o famigerado medo que trava a criatividade de muitos jovens escritores. A ideia para escrever um livro está ali, prontinha, mas não conseguem disparar sequer a primeira frase. E isto é frustrante como o caos!

Então, que tal se olhar no espelho, esbofetear sua cara uma ou duas vezes, e dizer para si mesmo:

Pare de se levar tão a sério!

Um dos grandes problemas da humanidade é a extrema sensibilidade a críticas. Algumas pessoas chegam entrar em depressão ao serem rejeitadas. Você nunca criará algo grande enquanto se recusar a criar coisas pequenas, pífias, ridículas. Ou que, pelo menos, sejam encaradas como tal, por alguns (ou muitos).

Então, para ser grande você precisa estar disposto a ser pequeno. Não se abale com as críticas, mas aprenda com elas.

Portanto, pare de se esconder. Saia do seu casulo e escreva de uma vez. E, diretamente relacionado a isso, quando escrever…

Não Queira Ser Perfeito

Confie no caos. Acredite na derrota. Assim como você não deve esperar elogios de outras pessoas, não espere escrever um livro que você mesmo venha a encarar uma obra-prima. Seu objetivo é escrever, não ser perfeito. Uma coroação, se vier, será apenas uma consequência. Nunca deve ser o objetivo. Portanto, escreva por amor. Isto é crucial para dar vida a algo durante o processo criativo.

E, finalmente, não desista de escrever. Aquilo que está bombeando seu sangue, aquilo que o impulsiona quer ganhar vida. Suas ideias se contorcem em seu cérebro, latejando sua cabeça. Elas poderão ser muito, muito grandes. Algo maior do que você jamais imaginou ser capaz de gerar. Ou talvez não. Mas este é o seu grande valor. Não importa o que você venha a criar, eu realmente preciso daquilo que só vive em sua cabeça.

2 Comments

  1. LIVRO:

    “Ler um livro é fazer uma caminhada por entre as palavras, respirando sabedoria e suspirando de emoção.”

    (Paulo Cesar Paschoalini)

  2. Florbela nobrega

    12 setembro, 2016 at 09:57

    A realidade supera a ficção.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

© 2016 Corrosiva

Theme by Anders NorenUp ↑